domingo, 8 de abril de 2012

Essencial !


Como se mede uma amizade?  E ainda que verdadeira, quando está sendo negligenciada em função das atribulações do dia-a-dia? Será pelo número de vezes que vocês se viram este ano? Talvez pelo número de vezes que se falaram. Pelo menos nos aniversários e no Natal houve um contato. Se é por esta presença (ou falta da mesma) que se mede, o que dizer daqueles amigos que levam anos distantes e quando se encontram parece não ter se passado nem um segundo?
Cultivar uma amizade exige tempo e dedicação. Não é por se tratar de um amor gratuito e livre, que não precisa ser alimentado. Muito pelo contrário, estas pessoas com as quais não se tem laços de sanguinidade e as quais você escolheu no meio de tantos outros.
É bem verdade que existem vários níveis de amizade, mas aqui estou falando daquele que pode receber um telefona no meio da madrugada sem constrangimentos, aquele que corre em seu auxílio ao menor sinal de perigo. O que importa é ser verdadeiro, alguém com quem se possa contar, tudo aquilo que não se explica. O colega, o vizinho ou o conhecido fazem parte das redes sociais, mas ter um amigo é outra história. A história de ser presença, da torcida incondicional pela vitória do outro, do puxão de orelha quando necessário, fruto da afinidade que une as partes e de uma conexão única. Ser presença não necessariamente é algo físico, não demanda que se vejam todos os dias, mas estar sempre ao alcance num momento de saudade, apenas para se saber como as coisas vão ou quando precisamos, até porque, nos dias de hoje a distância não acaba com as amizades sólidas, tantas são as formas de se conectar.Existe também a responsabilidade também de manter a amizade viva, retribuindo carinho e atenção recebidos, pois a amizade é uma via de mão dupla.
Mesmo não sendo possível medir uma amizade, é fácil sentí-la plena. Voltando ao começo, caso ao se questionar sobre o quanto está sendo fiel a um amigo ou quanto de fato tem se empenhado pela amizade a resposta for duvidosa, é hora de por em prática a reaproximação, dar retorno àquele telefonema, mandar um sinal de fumaça, seja o que for, qualquer pequeno passo para reacender a chama desse sentimento que nos é tão Raro. 

Um comentário:

  1. Não há realmente como se medir uma amizade, o importante é aquilo que ela te provoca!!

    Amei a postagem!

    xD

    ResponderExcluir